O que é Meditação?

Hoje em dia,  muitas pessoas querem saber mais sobre a meditação.  Estamos levando uma vida estressante, com muita informação e muita coisa para fazer ao mesmo tempo e não temos dado conta de tudo.  O nível de estresse tem aumentado bastante, e paralelamente, aumenta também o desejo da meditação.  No ocidente ainda há muitas pessoa que relacionam a meditação com aspectos religiosos.

A meditação se trata de entrar em contato com algo dentro de nós mesmos. Aquele lugar calmo e de paz e silêncio.  O nome que você dá a isso não importa.  Você pode chamar de “Deus” ou “Divina Presença” ou “alma” ou “sabedoria”, não importa.  Você pode se beneficiar dessa prática independentemente do nome que você atribui.

Em 2014 um monge tibetano apareceu na UFMG para dar uma palestra e ensinar interessados a meditar. Por sorte o horário batia com um horário livre e presenciei a fala dele. Já no início o monge fez uma definição que esclarece bem “o que é meditar”. Foi algo como “Imagine sua mente como um copo d’água. Os pensamentos, sentimentos, lembranças e toda atividade mental movimentam esse copo, deixando-o turvo. Quando acalmamos e concentramos a atividade mental, paramos o movimento desenfreado na água, e podemos então ver através do copo. Temos clareza mental e emocional, podemos ficar mais atentos ou nos analisar de forma mais profunda. Isso é um resultado da meditação, a meditação em si são os vários processos que tem a capacidade de deixar a água do seu copo cristalina e parada.”

Vamos tratar das dúvidas mais comuns que as pessoas tem, que são:

  • Qual o local ideal para  meditar?
  • Por quanto tempo devo meditar?
  • Quais são os benefícios da meditação?
  • Em qual postura deve permanecer?
  • Quais são as músicas para meditar?

“O dom de aprender a meditar é o maior presente que você pode dar a si mesmo nesta vida. Pois é somente através da meditação que você pode empreender a jornada para descobrir a sua verdadeira natureza, e assim encontrar a estabilidade ea confiança que você vai precisar para viver, e morrer, também. A meditação é o caminho para a iluminação. “
O Livro Tibetano do Viver e do Morrer – Sogyal Rinpoche

Para começar, a meditação é simplesmente um exercício intelectual que ajuda a acalmar a nossa mente agitada e obter estados mais criativos ou emocionalmente positivos. A meditação é o pensamento deliberado e persistente dirigido a um alvo específico.

Conforme Sthephen Bodian, meditar é mais fácil do que você imagina.  É simplesmente a prática de focar sua atenção num objeto específico – geralmente algo simples, como uma palavra ou frase, a chama de uma vela ou uma figura geométrica, ou o ir e vir de sua respiração.  No dia-a-dia sua mente está constantente processando uma barragem de sensações,impressões visuais, emoções e pensamentos.  quando você medita,você estreita o seu foco,limita o estimulo que bombardeia seu sistema nervoso – e acalma sua mente no processo.

Como funciona a meditação?

Você não tem que ser um especialista ou passar cinco horas por dia meditando,  para para colher os benefícios da meditação. Você poderá saber mais sobre os benefícios da meditação clicando aqui.    Várias pessoas relataram melhorias depois de meditar por apenas 20 minutos por dia durante três dias. “É possível produzir mudanças substanciais na função cerebral através da prática a curto prazo da meditação”, diz Richard Davidson, diretor do Laboratório de Waisman. Ele diz que os dados de um novo estudo inédito de seu laboratório mostra “mudanças demonstráveis ​​na função cerebral” em meditadores novatos após apenas duas semanas de treinamento por 30 minutos por dia. “Mesmo pequenas quantidades de prática pode fazer uma diferença perceptível.”

Mas não para por ai, isso é o relatado para alcançar os benefícios mais básicos da meditação, para aprender a meditar, principalmente se você tiver dificuldade o caminho pode ser diferente. Para muitas pessoas, começar já meditando 20 minutos é demais. A prática se torna uma enfadonha e cansativa e acabamos por desistir. O importante para a conquista do hábito é fazer da prática algo benéfico, proveitoso. Comece com 1, 2 minutos, caso isso seja o seu limite do prazer de meditar, mas mantenha dois pontos principais: periodicidade (tente fazer sem deixar passar dias em branco) e crescimento (tente ir além do tempo no qual você começou, até, pelo menos, começar a sentir os benefícios da prática surgirem, o que costuma ser com 20 minutos).

A postura que você deve utilizar para a prática da meditação é aquele em que você se sinta mais confortável.  Se você não estiver se sentindo bem na posição em que está meditando, troque por uma mais confortável.  Clique a seguir, e saberá mais a respeito das posturas.

Comente  se você ficou com alguma dúvida sobre o que é a meditação? Fale conosco, que teremos o maior prazer em ajudar.

Com amor e gratidão!